fbpx

A Agência de Desenvolvimento Social Jovem – ADESJOVEM é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura (Lei Cultura Viva, 13.018/2014). Atuando desde 2005, foi fundada por um grupo de jovens da Grande Vitória-ES, inspirados pelo programa de rádio “Fala Jovem”, transmitido pela FM Líder 91.1 por dois anos. O programa visava proporcionar espaço para que grupos de jovens divulgassem seus projetos.

A ADESJOVEM participou ativamente da Federação Capixaba de Jovens Empreendedores – FECAJE, junto com outras 14 entidades, promovendo ações e projetos para desenvolver competências empreendedoras entre os jovens.

A Agência reúne profissionais de diversas áreas, como advogados, administradores, assistentes sociais, pedagogos, comunicadores e professores, que colaboram no desenvolvimento de projetos. Sua metodologia destaca o acolhimento das juventudes, reconhecendo-os como sujeitos de direitos universais, geracionais e singulares, valorizando a participação em espaços de discussão de políticas públicas.

Destacam-se as contribuições históricas da instituição no Conselho Estadual das Juventudes do Espírito Santo, ocupando a cadeira de Organizações ou Entidades de Pesquisa, projetos ou fomento da temática Juventude para o biênio 2022-2024.

Desde dezembro de 2021, a ADESJOVEM é gestora do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) em Feu Rosa, Serra-ES, colaborando com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos. O CRJ é um espaço de acolhida e desenvolvimento de projetos sociais e de economia criativa, atendendo mais de 10.000 pessoas em 2022.

A Agência também é parceira do Projeto Capoeira Transformando Vidas, uma iniciativa permanente que, por meio de formações que envolvem cultura, direitos humanos, esporte, lazer e ação coletiva, utiliza a Capoeira para transmitir o sentido de companheirismo presente na cultura, nos esportes e no lazer.

Integrando as atividades permanentes da ADESJOVEM, o Projeto Meu Baião oferece oficinas de forró pé de serra desde 2014, impactando a comunidade local em Cariacica e áreas circunvizinhas. Tornou-se uma referência em cultura, dança e convivência comunitária, alcançando diretamente 3.000 pessoas nas oficinas de forró e mais de 5.000 indiretamente através de ações e eventos. Em 2022, com o retorno das atividades, contamos com 243 inscritos, sendo 80 participantes assíduos.