Junte-se a nós em dois dias intensos de debates, aprendizado e conexões no 1ª Seminário de Aquicultura Camponesa dedicado ao tema “Aquicultura, Sustentabilidade e Segurança Alimentar“. Este evento é para Agricultores; Movimentos e Associações de Produtores Rurais; Sindicatos Rurais; Estudantes; Trabalhadores; Servidores da área, bem como a todos que compartilham interesse nesse campo em expansão.
Ao adentrarmos no contexto da Aquicultura Camponesa, destacamos que o cultivo da tilápia se destaca como uma valiosa fonte de geração de renda para pequenos produtores rurais em várias nações. No entanto, enfrentamos o desafio crítico da redução do esforço de pesca sobre estoques em declínio. Nos últimos 30 anos, a criação de tilápia tem se destacado pela rusticidade e adaptabilidade a diversos ambientes e climas, sendo praticada em praticamente todos os países do mundo, durante todo o ano. Essa prática não apenas fortalece a economia rural, mas também responde aos desafios globais de sustentabilidade pesqueira. Convidamos você a se envolver nesse diálogo enriquecedor e a contribuir para o avanço da aquicultura sustentável.
– Datas: 27 e 28 de fevereiro de 2024.
– Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu – Rua Fritz Von Luizow, 217.
PROGRAMAÇÃO
- 12:00 – Credenciamento.
- 13:00 – Solenidade de abertura.
- 15:00 – Coffee Break e Apresentação Cultural no Mercado Municipal de Baixo Guandu.
- 16:00 – Painel 1: Cenário da Atividade de Piscicultura no Brasil, Estado e Município. Mediadores: Otavio de Oliveira Bezerra (Coordenador de Orçamento, Planejamento e Gestão de Projetos – Secretaria Nacional de Aquicultura, Ministério da Pesca e Aquicultura); Alejandro Garcia (Biólogo, Coordenador de Pesca e Aquicultura da SEAG), Clarence Ildawald Gibson Ovil Júnior ( Engenheiro de Pesca – Assessoria Técnica ECOPEN) e Robson Luiz Martins Barbosa (Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado do Espírito Santo)
- 17:30 – Encerramento.
- 09:00 – Abertura
- 09:10 – Painel 2: Licenciamento Ambiental da Aquicultura e Outorgas. Mediador: Eduardo Loyola (Gerente de Regulação e Gestão da Agência Estadual de Recursos Hídricos- AGERH).
- 10:30 – Coffee Break.
- 11:00 – Painel 3: Sucessão Familiar, Segurança e Soberania Alimentar. Mediadores: André Barros (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR), Nilcéia Maria Pizza (Ex-Gerente Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional/ES) e Gabriel Roccon (Geógrafo, Presidente da Agência de Desenvolvimento Social Jovem – Adesjovem).
- 12:30 – Almoço.
- 14:00 – Painel 4: Apresentação do Projeto Aquicultura Camponesa e Ecologia de Vida da Tilápia do Nilo e aspectos produtivos da Tilapicultura. Mediadores: Welington Ferreira dos Santos (Coordenador de Articulação Adesjovem) e Clarence Ildawald Gibson Ovil Júnior (Assessor Técnico Adesjovem).
- 15:30 – Painel 5: Linhas de Crédito . Mediador: Rafael Queiroz (Gerente Geral e Representante do Banco do Brasil).
- 16:30 – Encerramento.